Bem-vindo!

Apresentamos a aplicação para Android "A minha diabetes"! Esta terá como objetivo geral agregar todos os dados normalmente monitorizados na Diabetes Mellitus tipo 1.

Esta aplicação está a ser desenvolvida para possibilitar um melhor controlo “diabético” aos pacientes. Correntemente permite registar vários dados sobre o dia-a-dia, bem como a sua consulta para reflexão.

Está a ser desenvolvido um sistema de “conselhos” que são mostrados de acordo com os dados registados.

Este projeto é financiado pela FCT, no âmbito de um projeto interno do Instituto de Telecomunicações.

No estudo a ser feito no Hospital de S. João com o serviço de endocrinologia, pretende-se estudar a usabilidade da aplicação e a opinião dos utilizadores de modo a suportar a sua melhoria contínua. O número de registos efetuados, bem como a sua consulta será também avaliada (se há um aumento ou diminuição com o uso da aplicação).

A monitorização pela pessoa com Diabetes Mellitus do tipo 1 é importante para a manutenção de um bom controlo glicémico. Assim, este projeto pretende ajudar na monitorização diária de um diabético do tipo I e determinar os fatores que influenciam o seu controlo glicémico.

A utilização da aplicação apenas está disponível se estiver envolvido(a) na fase de teste da mesma (Serviço de Endocrinologia do Hospital de São João, EPE), tendo assinado o Consentimento Informado que lhe foi fornecido e estando totalmente informado(a) acerca da metodologia a desenvolver durante o estudo.

A informação recolhida através dos questionários e proveniente da aplicação será analisada estatisticamente e será motivo para uma Dissertação do Mestrado de Informática Médica da Universidade do Porto. Os testes de usabilidade serão refletidos numa dissertação do Mestrado em Ciência de Computadores.

Veja a equipa para os outros desenvolvimentos correntes.

Equipa

Diogo Machado
Aconselhamento automático para DM1 baseado em conselhos médicos
Rui Carvalho
Gamificação da aplicação para aumentar a adesão e uso/registos.

Professores

Pedro Brandão
proponente do projeto;DCC, FCUP
João Fonseca
estudo da auto gestão de doenças; CIDES, FMUP
Celestino Neves
tratamento de pacientes com DM1; médico do Serv. Endocrinologia, Hosp. S. João
Vítor Costa
programação lógica;DCC, FCUP
Miguel Coimbra
usabilidade/HCI de aplicações;DCC, FCUP
Inês Dutra
machine learning;DCC, FCUP

Contactos

R. Campo Alegre 1021/1055
4169-007 Porto
mydiabetes@dcc.fc.up.pt

Passado

A aplicação foi inicialmente desenvolvida no âmbito da dissertação do MIERSI intitulada “Gestão de diabetes em Smartphone” por João Graça. A parte de "conselhos" foi iniciada na dissertação "Gestão Pessoal de Diabetes – Sistema de Aconselhamento" de Carla Leite. Foi prosseguida na tese de Diogo Machado "Apoio ao Controlo Diabético Baseado em Registos e Protocolos Médicos".
Uma análise do ponto de vista de aceitação clínica foi efetuada pelo Pedro Moreira na sua tese de mestrado "Avaliação de Aplicação Móvel para Autogestão de Diabetes". O Leonel Santos estudou a usabilidade da aplicação na sua dissertação de mestrado "Teste e avaliação de usabilidade de app para gestão de diabetes em Android".
No âmbito da comunicação da aplicação com glicosímetros e outros dispositivos médicos, o Ricardo Faria desenvolveu a sua tese de mestrado "Middleware para comunicação com dispositivos médicos".
O agora mestre Tiago Paiva analisou os dados de alguns pacientes recolhidos pela aplicação, para avaliar a possibilidade de detetar padrões que indiquem desvios na gestão da diabetes, na sua dissertação "Melhorias no controlo da glicemia através de data mining.
Ricardo Parra estudou a possibilidade de aplicar técnicas de gamificação na aplicação móvel para estimular a utilização e inserção de registos na aplicação. Deste trabalho resultou a sua dissertação de mestrado, "Aumentar a Interação com o Utilizador – MyDiabetes App". Algumas funcionalidades desenvolvidas por Artur Ferreira e Tiago Pereira.

Elementos antigos

Ana Azevedo
Transferência de dados do smart-phone para PC
André Diegues
Construção de aplicação para contabilizar HCs baseado na BD da PortFir.
Dalila Lima
Desenvolvimento da visualização no PC e site.
Eduardo Soares
Desenvolvimento da aplicação MyDiabetes
João Graça
Desenvolvimento inicial da aplicação para registo de dados.
João Maia
Comunicação do glicosímetro com o smart-phone
João Terrível
Desenvolvimento e apoio no estudo de campo da aplicação no Hosp S. João
José Ornelas
Desenvolvimento e suporte da aplicação MyDiabetes
Leonel Santos
Dissertação sobre usabilidade de apps para auto monitorização
Pedro Cunha
Incorporação da aplicação de contagem HCs na MyDiabetes, acrescentando funcionalidades.
Pedro Moreira
Dissertação da QoL e uso de APP no registo de DM1
Ricardo Faria
Dissertação para transferência de dados de dispositivos médicos (incluindo glicimetros) para smart-phones
Ricardo Parra
Utilização de técnicas de gamification para aumentar a utilização.
Tiago Paiva
Dissertação sobre Machine Learning no smart-phone sobre os dados registados para inferir novas regras.